quinta-feira, 23 de julho de 2015

A CARTOMANTE - MACHADO DE ASSIS


Olá, pessoal! Tudo bem? 
O post de hoje é sobre o conto A Cartomante, de Machado de Assis. Li esse conto essa semana para a escola e adorei! Super recomendo.












A Cartomante conta a história de um triângulo amoroso no qual Camilo tem um caso com Rita, esposa de seu amigo de infância, Vilela.

Camilo e Vilela eram grandes amigos na infância, mas por seguirem caminhos profissionais diferentes acabam se separando. Durante esse tempo Camilo arruma um emprego na área pública e Viela forma-se em magistrado e casa-se com Rita. Após um tempo Vilela decide voltar para sua cidade natal e leva sua esposa com ele. Com a proximidade que eles possuem logo acabam se tornando muito íntimos. Com a morte da mãe de Camilo, essa proximidade aumenta. Vilela o ajuda com o enterro e seus afazeres e Rita o ajuda com apoio sentimental, que desperta em ambos uma grande paixão proibida que os leva a manter um romance secreto. Com receio que Camilo a esqueça, Rita decide consultar uma cartomante, e essa consegue conquistar a confiança de Rita.

Certo dia Camilo recebe uma carta dizendo que seu caso com Rita não é mais secreto. Temendo que seu amigo descubra, Camilo decide se afastar e suas visitas tornam-se casa vez mais raras. Após certo tempo de afastamento Vilela manda um bilhete a Camilo dizendo para ir visitá-lo depressa. Temendo que Vilela tenha descoberto seu caso com Rita, Camilo decide consultar a Cartomante, embora tenha dito que não acreditava nisso. A cartomante diz para ele não temer, pois nada acontecerá com ele e com Rita. Satisfeito com a consulta, assim que esta acaba, Camilo vai encontrar seu amigo. Chegando lá é logo recebido por Vilela, e a atitude deste surpreende não só Camilo, mas aos leitores também. 

A Cartomante é um conto de Machado de Assis publicado em 1884. Ele teve sua publicação original na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro e mais tarde fora incluído no livro Várias Histórias. A história é narrada em terceira pessoa e por se tratar de um conto a leitura é super rápida e causa no leitor a curiosidade para saber o que acontecerá no final. A história nos mostra que, em determinadas situações, uma paixão é capaz de destruir uma amizade e um casamento, podendo gerar raiva, ódio e até mesmo vingança.

Por hoje é isso, pessoal, até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário