terça-feira, 30 de agosto de 2016

FORMATURAS INFERNAIS - INFERNO NA TERRA - STEPHENIE MEYER

Título: Inferno na Terra
Autora: Stephenie Meyer
Tradução: Camila Mello
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Página: 261
Nota: 4/5









Hey pessoal, como estão? :)

Hoje vim trazer a resenha de Inferno na Terra, de Stephenie Meyer. Este é o último conto do livro Formaturas Infernais, composto de cinco contos, de cinco autoras diferentes. Caso não tenham conferido ainda, tem resenha de todos os contos anteriores a este no blog, inclusive do livro em si. :) 

Como alguns de vocês já sabem, fiquei internada por alguns dias e por isso atrasei os posts e não consegui postar essa resenha na semana passada como pretendia, mas antes tarde do que nunca. haha

"A menina pálida e estranha sorria sozinha, como se pudesse, de alguma forma, sentir e apreciar a infelicidade que pairava no ar."

Inferno na Terra conta a história de uma formatura na qual uma demônio chamada Sheba está encarregada de arruinar. Durante toda a formatura Sheba faz coisas para tornar a formatura de todos os formandos um verdadeiro desastre. Colares arrebentados, vestidos rasgados, saltos quebrados, brigas entre os formandos e machucados são apenas detalhes comparados ao seu principal ato de maldade: Sheba decide escolher uma garota, Celeste, a acompanhante de Gabe, para lhe ajudar a tornar a formatura horrível para todos que estão ali. 

O papel de Celeste é arruinar todos os casais, conquistando os meninos e fazendo-os trocar suas acompanhantes por ela. Além de deixar todas as garotas totalmente tristes por terem perdido seus pares para Celeste, há também brigas entre os garotos, pois todos querem ficar com ela.

Estas atitudes de Celeste não são escolhas dela, mas sim ordens que Sheba lha dá através de pensamentos e que Celeste as faz, pois está em uma espécie de transe.

Em certo momento da história Gabe passa a sentir como se algo ruim estivesse acontecendo, como se alguém ali estivesse precisando muito dele. Ele não sabe de onde vem este sentimento, apenas sente com muita intensidade.

Sheba se satisfaz mais cada vez que um formando fica mal, a aura negativa lhe agrada, entretanto, há alguém que parece não estar sendo afetado por todas aquelas coisas ruins, e este alguém é Gabe.

Apesar de sua acompanhante ter largado ele para se divertir com todos os meninos da festa e Gabe se encontrar num canto sozinho, ele não está infeliz, e isto é algo que incomoda profundamente Sheba, fazendo com que ela se disponha a fazer qualquer coisa para arruinar a noite de Gabe.

Gabe então se depara com Sheba e algo nela lhe chama a atenção. Ele sente uma necessidade enorme de estar com ela, de protegê-lá, sente como se ela fosse algo realmente necessário para ele, mesmo não sabendo o motivo exato para isso. 

A partir disso, Gabe fará de tudo para conseguir ficar perto daquela garota misteriosa e tão atrativa para ele, pois tem certeza que ela precisa dele, mesmo que ela não saiba disso ainda, mesmo que nem ele saiba exatamente o que lhe causa essa sensação. Gabe apenas tem certeza de que é o único que pode salvar Sheba, independente do que seja o motivo pelo qual ela precise ser salva.

Inferno na Terra é o conto que mais gostei no livro. A autora não explorou muitos elementos, todo o enredo é desenvolvido pelo mesmo ato, não há momentos em que o foco da história se torne outro, e isto talvez possa ser considerado um ponto um tanto ruim. Entretanto, foi a única história que se passou inteiramente em uma formatura, sem se perder o foco para elementos que não tem relação com o tema proposto pelo livro. Além disso, a história também não é necessariamente um terror, apesar de haver demônios no enredo, porém o elemento de terror foi bem explorado durante toda a história, sem se deixar desviar a atenção para coisas que não estivessem ligadas a isso.

O motivo de Inferno na Terra ser o meu conto favorito deste livro é, como já citado acima, o fato da história ter se passado totalmente na formatura e do elemento de terror ter sido bem explorado. Outros motivos são pela história não ter sido um romance clichê como os outros contos que constituem o livro. De fato há um romance, mas não chega a ser aquela coisa melosa e chata, é um romance normal, simples, sem detalhes pegajosos e enjoativos para o leitor. Além disso, é uma história que me prendeu bastante e em momento algum se tornou cansativa ou enjoativa.

Embora não seja uma história maravilhosa, Inferno na Terra é uma boa opção para se ler naqueles momentos em que se está desocupado ou procurando algo diferente para ler, já que se trata de um conto e é uma leitura super rápida.

Espero que tenham gostado, pessoal. Este foi o último post sobre o lirvo Formaturas Infernais. Não deixem de conferir as resenhas dos contos anteriores, caso ainda não tenham conferido. :) 

Abraços e até mais!

"Nos braços dele, ela se sentia tão bem. Ela se sentia maravilhosa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário