quinta-feira, 3 de novembro de 2016

OS IMORTAIS - PARA SEMPRE (Vol. 1) - ALYSON NOËL

Título: Para Sempre
Volume: 01
Série: Os Imortais
Autora: Alyson Noël
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2009
Nota: 4/5








Hey pessoal, como estão? :) 
Hoje vim trazer resenha sobre o livro Para Sempre, da série os imortais. As imagens estão em tablet pois eu li o livro em PDF, hahaha, quem nunca, né? :D
"A maior parte das pessoas passam direto pela vida sem enxergar um palmo diante do nariz."
Para sempre conta a história de Ever Bloom, uma garota que tinha uma vida perfeita. Era popular, líder de torcida do time principal da escola e morava em uma casa maravilhosa com sua família: mãe, pai, irmã mais nova e a cadela Buttercup. Era completamente feliz e sem preocupações, até o dia em que sua vida mudou completamente. 

Em um acidente de carro, Ever perdera sua família e Buttercup. Por algum motivo ela foi a única a sobreviver. Após isso foi morar com sua tia paterna em outra cidade. Tudo se torna diferente, sua popularidade acaba, suas amizades mudam totalmente, antes era cercada das pessoas mais populares, agora se vê com amigos excluídos e simples. Tudo isso se torna um peso muito grande sobre Ever, toda a sua perda e todas essas mudanças, porém, isso não é só o que muda para a menina: após acordar depois do acidente, Ever percebe que adquiriu dons especiais. Agora ela é capaz de ouvir pensamentos, enxergar auras, capaz de descobrir sobre a vida inteira das pessoas apenas com um simples toque, entre muitas outras coisas. Para algumas pessoas isso até pode parecer legal, mas não é, não para Ever. Ela vive constantemente tentando bloquear ao máximo todos esses insuportáveis dons, porém é praticamente inútil. É um peso que Ever terá que carregar sozinha para sempre por ter sobrevivido ao acidente que matou todos aqueles que ela amava. 

Certo dia surge em sua escola um aluno novo: Damen. Este é o tipo de cara "perfeito": bonito, inteligente e simpático, imediatamente todos passam a gostar dele. Porém, para Ever, ele é mais que isso. Por algum motivo desconhecido, sempre que está em sua presença, todos os dons de Ever são amenizados. As vozes em sua mente se calam, ela consegue ficar calma e se sentir quase normal, como sempre fora em seu passado. Embora não consiga entender o motivo que faz tudo isso acontecer, ela não consegue resistir a paz que ele lhe proporciona. Entretanto, há mais coisas desconhecidas a respeito de Damen, e Ever perce-be as pouco a pouco. Toda a sua perfeição está cercada de muitos mistérios, dos quais Ever não faz ideia do quão estranho são. 

"Perto dele tenho uma incrível sensação de paz, penso que sou uma pessoa normal outra vez."

Para Sempre aborda temas dos quais eu gosto muito: alquimia, espiritualidade, ocultismo e etc, e embora esses elementos estejam presentes durante toda a história, são abordados de forma bem leve. 

Eu considero a história um tanto fraquinha e bem clichê, às vzes até demais, e faz muito o estilo "pré adolescente de 13 anos", porém, há determinados momentos em que a história se torna mais madura e interessante, fazendo com que o enredo seja equilibrado. 

É um ótimo livro para se ler em uma ressaca literária ou para dar um tempo em alguma leitura extensa ou complexa demais, pois a história é bem leve e flui muito bem. 

A protagonista, Ever, é chata a maior parte do tempo e muito repetitiva com seus dramas, além de ser teimosa e mimada, e confesso que durante a leitura ouve muitas vezes em que eu me irritei com ela. hahaha Já Damen não é muito diferente nesse quesito, entendo que a autora quer passar a ideia de um garoto misterioso, pouco comunicativo e inerte em seus segredos, porém muitas vezes isso faz com que ele se torne um personagem meia boca, ou mesmo um personagem neutro, no qual não adiciona muito no enredo, mas isso é mais compensado no final do livro. 

Os demais personagens na história parecem ser muito mais bem construídos do que os próprios protagonistas, e embora não tenham tanto destaque, são personagens dos quais é muito difícil não gostar.

O final da história é bem impactante. Como eu já havia lido outros livros da série (sim, eu li os outros volumes antes de ler o primeiro, mas isso já faz muitos anos hahaha) eu já conhecia muito da história, portante para mim não foi tão impactante o final, mas para quem está lendo a primeira vez tenho certeza que vai gostar muito!

Apesar de um defeitinho ou outro é uma história que eu gosto muito, e super recomendo.

Por hoje é isso, espero que tenham gostado. :) 

Abraços e até a próxima!

"Desesperada por um pouco de paz, não vendo a hora de encontrar algum tipo de equilíbrio na vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário