quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

O ALQUIMISTA - PAULO COELHO

Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Rocco
Páginas: 126
Ano: 1995
Nota: 5/5










Hey pessoal, como estão? :)

Hoje vim trazer a resenha da minha ultima leitura: O Alquimista, de Paulo Coelho, espero que gostem. :) 

O alquimista conta a história de um rapaz, Santiago, de Andaluzia, que levava a vida como pastor, sempre viajando e aprendendo coisas com suas ovelhas e com os lugares pelo qual passava. Sua decisão de se tornar pastor ocorreu devido ao fato dele sempre sonhar em viajar o mundo, e a vida como pastor lhe proporcionava muitas viagens por diversos lugares diferentes. 

A vida do rapaz começa a tomar um novo rumo quando ele sonha duas noites seguidas com a mesma coisa. Mesmo não acreditando muito em ciganos, ele resolve procurar uma, a qual lhe revela basicamente o que ele sonhou, e lhe diz que encontrará seu tesouro nas Pirâmides do Egito. Além disso, a cigana diz que se ele encontrar o tesouro, terá que dar a ela uma determinada quantia dele, mas, se ele não achar, ela ficará sem pagamento também. 

Mesmo pensando sobre, o rapaz ignora isso, e parte em sua viagem como pastor. Enquanto está distraído em uma praça descansando, um velho que está próximo a ele começa a puxar assunto, o qual o rapaz ignora por não querer conversar com ele, mas logo descobre que aquele senhor não é apenas um velho, e sim um rei muito sábio, que lhe diz tudo sobre sua vida, até coisas que ninguém sabia, e lhe diz para seguir sua Lenda Pessoal, que basicamente seria algo que estamos destinados a realizar em nossa vida, mas que não significa que todos irão realizar um dia, pois algumas pessoas se desviam do caminho de realização de sua Lenda Pessoal. Além disso, o rei dá ao rapaz duas pedras, Urin e Tumin, que servem para ajudar ele a tomar decisões difíceis. Quando não souber o que fazer, basta fazer uma pergunta e, sem ver, retirar uma das pedras, uma delas significa "sim", a outra, "não", e isso lhe ajudará a saber o que deve fazer. 

De início o rapaz não dá muita atenção ao que o Rei lhe diz, mas no fundo ele sabe que o Rei está certo, pois ele é sábio, sabe de muitas coisas. Após pensar muito o rapaz resolve então partir em busca do seu tesouro nas terras africanas. Vende suas ovelhas e compra passagem para viajar, sempre relembrando a conversa com o velho Rei. 

Nessa busca por seu tesouro Santiago passa por altos e baixos, desde a roubos até a experiÊncias que ele nunca se imaginou fazendo, e pessoas que ele nunca imaginou conhecer, mas que acrescentam muito em sua vida. 

O rapaz se torna um grande sábio, e descobre que em sua busca por um tesouro material, ele encontrou também um tesouro pessoal, como a sabedoria. Passa a entender tudo sobre a vida, o Universo, a Mão que tudo criou, e sobre cada pequeno detalhe que habita o mundo, e toda a importância que cada coisa possui, mesmo que não pareça. 

Quando se encontra perto do fim de sua busca, um Alquimista o procura e lhe mostra como suas experiências durante a busca por sua Lenda Pessoal o tornaram uma pessoa diferente das demais, capaz de compreender o que todos julgam incompreensível. 


O Alquimista é um livro repleto de filosofia de vida, com muitos ensinamentos e pensamentos que nos fazem refletir sobre como lidamos com nossas vidas e o que está ao redor dela. 

Apesar de ser um livro curtinho, com apenas 126 páginas, é uma história muito completa e complexa, rica em detalhes, onde cada ponto da história possui um significado e ensinamento grandioso. Apesar de conter poucas páginas e ser uma leitura muito agradável e fluida, eu demorei um certo tempo para ler, pois acho interessante parar um pouco para refletir sobre o que os acontecimentos do livro estão passando, mas para quem não está muito interessado em fazer isso, é um livro que dá para ler em menos de um dia. 

Na história, além de poder ver a evolução do protagonista, acompanhamos também a evolução dos demais personagens com o qual Santiago tem contado, por onde ele passa deixa um pouco de sua sabedoria, e sempre aprende algo também com os que ele tem contado. 

O Alquimista é também considerado um livro de autoajuda, e isso com certeza é adequado devido aos seus ensinamentos. 

Este livro se tornou um dos meus favoritos já logo de cara, e assim que terminei de ler quis ler de novo para poder reviver cada momento da história. Se tornou um livro que lerei todo ano, para nunca me esquecer do que aprendi com ele.

Recomendo este livro para todos, independente da idade, pois acredito que seja um dos livros que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. 

Bem pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado. :) 

Se você já leu deixa aqui nos comentários o que achou do livro, vou adorar saber! :) 

Abraços e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário