sábado, 7 de janeiro de 2017

[TURISTANDO] PASSEIO PÚBLICO - CURITIBA


Hey pessoal, como estão? :) 

Hoje vim trazer um post um pouco diferente, e o primeiro da série Turistando.

Essa série vai ser sobre pontos turísticos que eu visitar, no qual vou falar um pouco sobre o parque e mostrar algumas fotos. Para quem não sabe, eu moro em Curitiba (PR) e aqui tem MUITO ponto turístico maravilhoso, que pretendo mostrar aos poucos à vocês. Provavelmente essa série não será muito frequente, mas sempre que possível trarei ela aqui. :) 

Para começar escolhi o último parque que visitei aqui, no dia 29 de dezembro de 2016, que é o Passeio Público. 


O Passeio Público foi o primeiro parque de Curitiba, inaugurado em 1886, e já foi Jardim Botânico e o primeiro Zoológico de Curitiba. 

Hoje em dia o Passeio Público funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna, e nele abrigam pequenos animais que continuaram no local quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu, em 1982.



A fauna do parque é constituída por: sabiá, tico-tico, canário-da-terra, coleirinha, chupim, pica-pau, sanhaço, pombo, joão-de-barro e garça branca. Já a flora possui árvores nativas e exóticas, como: carvalho, cipreste, paineira, jacarandá, plátano, ipê amarelo, canela e eucalipto.




O Passeio Público é o parque mais central de Curitiba e possui diversas variedades de árvores e animais, principalmente aves. Além disso, o parque conta com ilhas e pontes, que atribuem ainda mais beleza ao local. 


O parque também conta com o Terrário, que abriga 40 animais, entre eles estão serpentes e lagartos de espécies exóticas e raras, vindas de várias partes do mundo. Além de terrário, o Passeio Público possui um Aquário com 30 variedades de peixes de rios e ornamentais da região amazônica da África. 

Infelizmente, semana passada quando fui lá a parte do Terrário e Aquário estavam fechadas para manutenção. :( Mas espero logo voltar lá para conhecer essa parte, e então trago a continuação desse post com mais fotos. 



O local também possui parquinhos para as crianças, mesas de concreto, restaurantes, lanchonetes, sanitários, bicicletário, ponte pênsil, pista para caminhada, ciclovia, posto da Polícia Militar e pedalinho, onde é possível conhecer mais do parque pedalando pelas águas do local, mais uma coisa no parque que quero ter a oportunidade de ir!

Ponte pênsil


Mais informações sobre o parque: 

Área: 69.285 m²
Localização: Rua Carlos Cavalcanti x Av. João Gualberto x Rua Presidente Faria
Bairro: Centro
Acesso: Gratuito


Telefones:
(41) 3350-9940
(41) 3350-9631

Horário de funcionamento:

Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas.

Mais fotos:






Fontes de pesquisa: 
http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-passeio-publico/324
http://www.curitiba-parana.net/parques/passeio-publico.htm

4 comentários:

  1. Olá!
    Meu Deus! Sou de Curitiba e faz tempo que não visito o Passeio Público!
    Lembro que meus pais sempre me levavam ai quando eu era criança. É um lugar incrível.
    Que post maravilhoso! Amei <3

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      É um lugar lindo demais, também visitava muito quando era criança, e ir depois de tanto tempo foi muito legal. :)
      Obrigada pela visita e pelo comentário. :)

      Excluir
  2. Uma das minhas melhores lembranças são meus passeios ao zoo. Um dia quando eu for a Curitiba, preciso lembrar de conhecer este lugar tão bonito. Obrigada por compartilhar com a gente a sua visita! Beijos...

    http://www.solteirasnoivascasadas.com

    :-)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Que gostoso é recordar de belos passeios que já fiz com meu pai no passeio público. Sinceramente não sei como está hoje na questão segurança, mas o que de lá trago são boas recordações. Valeu muito a postagem. Beijos.

    ResponderExcluir