sexta-feira, 14 de julho de 2017

AS AVENTURAS DE TIBOR LOBATO: A GUARDIÃ DE MUIRAQUITÃS - GUSTAVO ROSSEB


Título: As Aventuras de Tibor Lobato: A Guardiã de Muiraquitãs
Autor: Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Edição: 1
Páginas: 336
Ano: 2016
Nota: 5/5


Compre na Amazon:

Hey pessoal, como estão? :) 
Hoje venho trazer a resenha do livro A Guardiã de Muiraquitãs, segundo volume da série As Aventuras de Tibor Lobato, que, aliás, eu gostei muito. Já resenhei O Oitavo Vilarejo (primeiro livro da série) e vocês podem conferir clicando aqui. :) 

A Guardiã de Muiraquitãs se passa um ano após O Oitavo Vilarejo, novamente no período próximo à quaresma. Tibor está super ansioso pela chagada da quaresma, apesar dos perigos e trágicos acontecimentos da quaresma passada, o garoto se sente entediado com a atual calmaria do sítio e anseia por novas aventuras. Essa sensação de tédio logo passa a deixá-lo irritado e explosivo, o que causa alguns conflitos com a irmã, Sátir; o melhor amigo, Rurique e sua avó Gailde. Tibor mal sabia o que essa nova quaresma traria para sua vida. 

Já na primeira noite de quaresma as coisas começam a ficar estranhas. Tibor, Sátir e Rurique estão em uma festa na vizinhança e de repente uma série de desmaios começa a acontecer. Para Tibor é ainda pior quando passa sozinho por uma experiência completamente estranha, que inclui a aparição de um homem misterioso que tem um aviso para lhe dar. 

Passado alguns dias, já com a tragédia dos desmaios resolvida, Sátir desaparece do sítio, deixando apenas um bilhete justificando sua fuga. Apesar da letra claramente ser da menina, Tibor (que a conhece melhor do que todo mundo) insiste em dizer que a irmã não fugiria, e que provavelmente foi raptada e corre perigo, mas ninguém parece levar isso muito a sério. Mesmo com uma equipe formada em busca de Sátir, Tibor decide que ele mesmo precisa procurar sua irmã, e Rurique, como era de se esperar, decide ir com o amigo. 

Na busca por Sátir, os meninos encontrarão novas pessoas e criaturas. Algumas amigas, outras inimigas e, claro, alguns traidores. Além disso, descobrirão pela Guardiã de Muiraquitãs que o último amuleto foi roubado. Como vencer todas as criaturas horrendas que irão aparecer em seu caminho e, o pior de todos, a Cuca, sem ter a ajuda e proteção do Muiraquitã? Apesar de todos os obstáculos, dificuldades e perigos, Tibor e Rurique não desistem de tentar encontrar Sátir. 


Em A Guardiã de Muiraquitãs, Gustavo novamente nos surpreende com uma história repleta de aventuras, personagens super carismáticos e bem construídos e as criaturas do nosso folclore. Novamente ressalto o quanto acho incrível a abordagem que o autor faz e como ele consegue trazer nosso folclore para a história de uma maneira tão bem construída, encantadora e divertida, estimulando nossa imaginação e fazendo apreciar cada vez mais essa cultura que aos poucos está se perdendo. 

Além disso, o escritor consegue ligar muito bem todos os pontos da história, nada é "desnecessário" e nada se torna se torna incompleto, ao longo do enredo tudo se liga, mostrando uma história super bem pensada e construída. 

Apesar da maior parte da história se passar na busca por Sátir, vários eventos vão acontecendo, inúmeras criaturas novas são descobertas e novos personagens aparecem, expandindo o universo de As Aventuras de Tibor Lobato e complementando mais criaturas e pessoas apresentadas no volume 1 da série. Posso dizer que alguns desses personagens nesse segundo livro me encantaram demais e me fizeram criar um carinho muito especial. 

Os acontecimentos e as criaturas apresentadas no segundo livro são mais misteriosos e perigosos do que no primeiro. Neste segundo livro os eventos se tornam mais tensos, os perigos são constantes e a gente sente que a qualquer momento algo ruim vai acontecer ou que chegará um ponto em que os personagens não vão conseguir sobreviver, devido as circunstancias. A Guardiã de Muiraquitãs é um livro mais extenso que O Oitavo Vilarejo também, e essas páginas a mais possibilitam uma exploração maior e mais acontecimentos no enredo. 


No final da história ocorreram algumas coisas que mexeram demais com minhas emoções. Um desses acontecimentos me fez chorar muito e me sentir imensamente triste (tão forte foi minha ligação com o livro). Outro acontecimento me deixou super preocupada e curiosa, pois foi algo realmente inesperado e confesso que até agora não me conformo com ambos os acontecimentos. Desejo demais a continuação para saber o que irá acontecer agora. 

Assim como o primeiro volume da série, esse livro é ótimo para todas as faixas etárias, pois tenho certeza que encantará crianças e pessoas mais velhas, quem cresceu ouvindo histórias do folclore se sentirá nostálgico e quem não conhece ainda essa cultura incrível irá adorar conhecer. Tenho certeza de que todos os leitores se sentirão acolhidos por esse novo universo de nossa literatura. Além disso, a escrita do autor é super fluída, a história te prende e o livro nos traz mensagens lindas sobre amizade e família. 

Sobre a estética do livro, novamente a capa é linda, assim como o primeiro volume. A fonte e espaçamento continuam as mesmas (e ótimas) e ao final da história também possuem mais três contos folclóricos paralelos ao livro, que, aliás, amei ler e conhecer mais um pouco, pois nenhum dos contos trazidos eu conhecia ainda. 

Eu amei demais o livro e esta série está se tornando uma das minhas favoritas! Super recomendo para todos. 

(Primeiro e segundo volume da série)

ADICIONAL

Você sabia que o autor dessa série, Gustavo Rosseb, vai estar na Bienal do Livro do Rio de Janeiro esse ano? Ele estará lançando lá o terceiro livro desta série e é uma super oportunidade para quem vai à Bienal conhecer esse autor. 
Vocês poderão encontrar ele no estande da Editora Pensamento do dia 6 a 10 de setembro
Então não deixem de passar por lá para conhecê-lo e, quem sabe, adquirir seus livros (garanto que vale a pena). :)


Bem, pessoal, por hoje é isso. Espero que tenham gostado do post! :)
Comentem abaixo se já leram ou se desejam ler os livros, e se já leram me digam o que acharam, vou adorar saber!
Abraços e até mais.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem? Não sou muito desse tipo de livro, mas essa série têm me chamado bastante a atenção. Adorei sua resenha!!

    ResponderExcluir